O Whatsapp Business é uma rede social que existe desde 2009 e tem facilitado cada vez mais a comunicação de pessoas do mundo todo.

E quem é que não fica sem Whatsapp hoje em dia?

E, claro que, por ser um meio de comunicação fácil e rápido, até mesmo empresas que vão desde as iniciantes até as maiores multinacionais, utilizam dos recursos desta ferramenta em sua rotina de trabalho.

O fato é que, assim como as outras redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube, dentre outros, o Whatsapp também dispõe de recursos para vender online e promover sua marca.

Mas como vender pelo Whatsapp Business?

Em primeiro lugar, para começar a vender seus produtos ou serviços por meio desta rede social, é adquirir uma conta comercial, ou seja, baixar o Whatsapp Business em seu telefone e cadastrar um número de sua preferência nele.

É essencial que você faça isso, porque essa ferramenta te garante mais recursos do que o Whatsapp comum que todo mundo usa.

É por meio dela que você pode criar listas de transmissão, por exemplo, para estar distribuindo conteúdo promocional para clientes que querem receber ofertas.

O segundo passo é criar uma agenda organizada

Por quê?

É muito simples: você precisa ter responsabilidade na hora de compartilhar conteúdo promocional. Tudo deve ser de forma moderada e harmonizada para que o seu cliente não crie um aspecto negativo quanto à marca.

Portanto, você deve criar uma agenda organizada de conteúdos e distribuir de forma que não estresse a sua audiência e você perca vendas.

Nunca deixe um cliente sem resposta no Whatsapp

É fundamental que você não deixe um cliente seu esperando, a pessoa que está entrando em contato com você por meio desta rede social, é uma pessoa que provavelmente quer fechar uma venda.

E, quanto mais tempo passa, mais chance desse cliente fechar a venda com o seu concorrente. Portanto, não deixe a desejar!

Por isso, sempre que precisar verificar estoque, disponibilidade de atendimento, dentre outros, avise o seu cliente que vai precisar de um tempo para verificar a questão dele. Em outras palavras, sempre dê o retorno dentro do tempo estipulado.

Além disso, esse cliente precisa saber que você está preocupado com o problema dele e está buscando soluções para ajudá-lo. Se ele não sentir isso, você irá perder a venda!

Além disso, sempre responda suas mensagens com gentileza e comprometimento, sempre responda como se o seu cliente fosse alguém próximo a você, mas evite abreviações para que a sua resposta seja sempre de fácil entendimento.

Você também pode investir em áudios curtos para que esse cliente saiba que tem alguém realmente envolvido com o caso dele.

Conversar com o seu cliente dessa forma, faz com que ele crie empatia com a marca e deseje consumi-la sempre.

Aqui, o bom atendimento é essencial para a fidelização.

Outra dica válida na hora de se comunicar com o seu cliente pelo Whatsapp é: sempre que entrarem em contato com a sua empresa procurando por algum produto específico, traga outras possibilidades de marcas, cores, tamanhos e preços deste mesmo produto. Explique qual é o mais recomendado, qual é o mais comprado e deixe que ele decida qual levar.

Isso demonstra ainda mais o seu interesse e preocupação com as necessidades daquela pessoa.

Utilize o Status para compartilhar conteúdo

O Status do Whatsapp possui suas limitações, mas, ainda assim, é um ótimo lugar para compartilhar algum conteúdo com quem tem o seu número adicionado à agenda.

Este espaço, você pode aproveitar para compartilhar curiosidades sobre o seu negócio, conteúdo informativo sobre o que você vende e postar vídeos, fotos e não apenas promoções.

Essa é uma forma de você vender seus produtos sem necessariamente ficar falando em vender toda hora. Além disso, também evita que você receba denúncias de spam que podem trazer penalidades para o seu negócio.

Você precisa acreditar que, conteúdo de venda em peso, pode afastar o seu cliente da sua empresa, então é sempre bom trazer conteúdos variados para que ele entenda e perceba que você entende do assunto.

Faça listas de transmissão no Whatsapp Business

E, por falar em listas de transmissão, sempre peça aos seus clientes para salvar o seu contato, e sempre pergunte a eles se eles desejam receber conteúdo promocional.

Desta forma, fica bem mais fácil de montar listas de transmissão de acordo com o interesse dos seus clientes e compartilhar suas promoções.

Além disso, o seu Whatsapp não corre risco de ser bloqueado por spam (tanto pela rede social, quanto pelo contato), por isso é até bom que você invista nas listas de transmissão ao invés de criar grupos.

E agora, o que eu faço?

Agora que você já tem a base para começar a vender pelo Whatsapp também, é hora de aplicar todas essas dicas valiosas em prática.

O importante aqui, é que você enxergue que essa rede social vai além de apenas enviar mensagens, ou seja, ela tem muito potencial para ser um dos canais de vendas da sua empresa.

O seu cliente vai te procurar por meio do Whatsapp em algum momento, justamente porque a comunicação é mais fácil, então é bom que você compreenda isso e seja amigo desta ferramenta para não perder vendas.

Gostou dessas dicas? Deixe um comentário com a sua experiência com o Whatsapp! Ou melhor, tem outra dica? Conta pra gente!

Share:

Formada em Publicidade e Propaganda, é a copywritter e criadora de conteúdo da Átomo Online. Além de ser apaixonada pelo que faz, tem como hobbie ler livros e andar de patins nas horas vagas.