O e-mail marketing é uma forma de comunicação muito utilizada por empresas para se comunicarem e se relacionarem com seus clientes ou possíveis clientes.

E, ao contrário do que todos pensam, essa forma de se comunicar com uma base de e-mails, não está ficando obsoleta.

No artigo de hoje, vou te explicar a importância desse tipo de comunicação, vou te apresentar vantagens, tipos e funções que o e-mail marketing tem, além de comprovar a sua eficácia.

Então, continue acompanhando!

Antes de te falar qualquer coisa sobre e-mail marketing, vou te apresentar alguns dados retirados de uma pesquisa realizada pela Rock Content.

2,9 bilhões de usuários no mundo possuem ou utilizam uma conta de e-mail, o que possibilita o relacionamento entre empresas e pessoas.

72% dos consumidores escolhem o e-mail como o melhor canal para receber contato de empresas. 

Sem contar que, no mundo, as contas de e-mail existentes já bateram 5,6 bilhões em 2019.

Além desses dados, 99% dos consumidores checam, diariamente, suas caixas de entrada do e-mail.

E agora, uma pergunta, responda com sinceridade: a sua empresa trabalha com estratégias ou automação de e-mail marketing para nutrição de público? Ou ela é uma das exceções que não estão trabalhando dessa forma?

O que é e-mail marketing?

O e-mail é uma forma digital de se corresponder com pessoas, como era feito antigamente com as cartas.

A lógica é basicamente a mesma, mas com algumas diferenças.

Contudo, é válido afirmar que, em resumo: todos temos um e-mail.

Ah, mas como assim? Por exemplo, se você tem uma conta no Facebook, no Youtube e outras redes sociais, é bem lógico que você possua um e-mail. 

Até porque as redes sociais tem como pré-requisito de cadastro uma conta de e-mail.

Mas afinal de contas, para que usar o e-mail marketing?

A função do e-mail marketing não é apenas de se comunicar, mas ser chamativo através de headlines criativas, além de toda a parte de nutrição do usuário através de conteúdos relevantes.

Esses conteúdos, possuem o papel de fazer com que a base de contatos enxergue o valor do conteúdo que está recebendo para que, no final, essa base possa se tornar compradora de um produto ou serviço.

Há muitas formas de fazer com que isso ocorra, como: o cadastro através de uma página de captura, em uma loja online, uma rede social, em blogs para receber novidades, promoções, dentre outros.

Essas formas de atrair a atenção do usuário com algo que ele enxerga ser de valor, faz com que ele, por livre e espontânea vontade, deixe seus dados de contato.

Vantagens do e-mail marketing e porquê utilizá-lo

O e-mail marketing é o terceiro canal de marketing mais utilizado pelas empresas, ficando atrás apenas das redes sociais.

Nutrir clientes e possíveis clientes por meio dessa ferramenta é uma estratégia fundamental para a conversão de leads em clientes.

E, abaixo, vou te explicar melhor as vantagens disso!

Automação + Grande Alcance

Quando você utiliza um software ou ferramenta capaz de automatizar os envios dos e-mails da sua empresa ou time comercial, além de economizar tempo em redigir o mesmo e-mail várias vezes, você também poupa tempo de envio.

Sem contar que, com ferramentas de automação, você pode enviar a mesma mensagem para uma grande quantidade de pessoas sem precisar de muito esforço.

Através do e-mail marketing, tudo isso é possível de forma automática, prática, fácil e rápida.

Previsibilidade

Você acha que não é possível saber quem abriu seu e-mail e a quantidade de pessoas que abriu?

Achou errado!

Através de bons softwares e ferramentas de automação, é possível obter taxas de conversão e de abertura de e-mails.

Além do mais, saber para qual público você está se comunicando através do e-mail marketing é um grande passo para uma nutrição de leads mais efetiva. 

Você precisa conhecer ou saber detalhes sobre o seu público, saber disso é de extrema importância para que as conversões a partir do e-mail sejam altas e o conteúdo que você está enviando seja condizente com a jornada de compra do cliente, estágio do funil de vendas, problemas, dores ou sonhos que esse público venha a ter.

A mensuração é o melhor resultado, para que você consiga, também, ajustar suas métricas de e-mail marketing.

Flexibilidade

A flexibilidade é o que há de melhor em estratégias de e-mail marketing.

Sua empresa consegue se comunicar de diferentes formas com persuasão.

Ela pode ter uma linguagem mais divertida, utilizar emojis, gifs, enviar vídeos ou conteúdos mais extensos.

E o legal da comunicação do e-mail é, realmente, ter uma comunicação mais pessoal com lead ou cliente, pois essa é uma forma de conseguir criar um laço e estruturar um relacionamento com essa pessoa.

Além do mais, você também pode incluir links, direcionando o usuário através de um CTA (call to action) para onde você quiser que ele vá.

Retorno financeiro

O retorno financeiro também é um dos fatores positivos ao aderir a uma estratégia de e-mail marketing.

Primeiro que você só vai precisar de um domínio na internet, uma boa ferramenta de automação e uma pessoa que saiba executar a tarefa.

Além disso, você pode gerar um grande volume de receita, superior ao que você vai investir, que é barato, ampliando assim, as chances de fechar negócio com novos clientes e até mesmo pessoas que já compraram de você.

Tipos de e-mail marketing que sua empresa pode fazer

Por ser um canal de comunicação e relacionamento com o cliente bem flexível, é possível trabalhar o e-mail marketing de diversas formas e formatos que devem ser trabalhados para ocasiões ou estratégias específicas.

E os 5 principais tipos de e-mail marketing bem comuns são:

  • Newsletter: É uma forma de comunicar novidades de sites ou blogs, como conteúdos recém-publicados.
    É importante porque se esse conteúdo for relacionado a desejo, dor ou sonho do público que você está se comunicando, ele vai se interessar e conferir.
  • E-mail de boas-vindas: É um e-mail que a sua empresa vai enviar a um contato assim que ele se tornar um lead.
    Pode não parecer importante, mas esse primeiro contato tem diversas funções, como fazer o lead caminhar na jornada de compra, além de ser o primeiro contato para estreitar relações.
  • E-mail promocional: Não é apenas enviar um e-mail divulgando promoções, mas comunicar, de forma estratégica, a um público segmentado, uma oferta, uma consultoria, conteúdos gratuitos, dentre outros.
  • E-mail sazonal: Essa é uma ótima forma de enviar um e-mail ainda mais personalizado, e você pode aproveitar datas comemorativas como dia das mães, natal e aniversários para brilhar os olhos do seu público.
    Aproveite as sazonalidades para promover a sua marca.
  • E-mail para clientes inativos: Se o seu time comercial tem uma lista de e-mails inativos, ou seja, que não abre mais seus e-mails e o contato é quase impossível de ser feito por outro meio, aqui está uma solução muito utilizada: trazer uma oferta interessante para esses clientes. Dessa forma, você conseguirá que esse cliente retome qualquer contato com a sua empresa.

As funções do e-mail marketing em uma estratégia de Marketing Digital

Além de ser um excelente recurso para estreitar relacionamento, promover conteúdo do seu site ou blog e nutrir sua base de contatos, esse pode não ser o principal objetivo do e-mail marketing.

Como eu te disse antes, essa é uma forma bem flexível de comunicação, e unindo isso a estratégias de marketing digital, a sua empresa consegue, até mesmo, vender diretamente para a base de contatos.

Nesse caso, é válido lembrar que esses contatos precisam ter sido nutridos, estar em uma jornada de compra e uma etapa do funil em que estejam propensos a comprar.

Você pode oferecer descontos ou promoções que levem esse público a uma página de venda.

O e-mail marketing também permite que a sua empresa trabalhe com o pós-venda. Afinal de contas, o contato com o seu cliente não pode morrer na venda.

E esse contato pode ser feito na forma de uma pesquisa de satisfação ou trazer novos conteúdos e ofertas que sejam relevantes para esse cliente.

Principais erros que você não pode cometer ao fazer e-mail marketing

Se você pretende ter sucesso em campanhas que envolvam a utilização do e-mail marketing como uma estratégia, você precisa tomar cuidado.

Há alguns erros bem comuns que muitas empresas caem, mas que podem ser extremamente prejudiciais para o negócio.

São elas:

  • Comprar listas de contatos de e-mails: Esse é o principal erro que você deve evitar. Pode ser tentador, porque, afinal de contas, você vai crescer sua base de contatos. Mas existem várias formas de fazer isso e essa não é a mais indicada.
    Pelo simples fato de que, quando você compra listas de e-mail, na maioria das vezes, esses e-mails não são um público segmentado, então suas tentativas de vender serão frustrantes.
    Sem contar que, a maioria dos contatos são inválidos ou inexistentes, o que prejudica a sua entregabilidade. Além do mais, suas mensagens também podem acabar indo para a caixa de spam e ninguém ver. Basicamente, é dinheiro jogado fora.
  • Enviar muitos e-mails com muita frequência: Aposto que você já recebeu tantos e-mails de uma mesma empresa que acabou se descadastrando, certo? Todos já passamos por isso.
    E claro, não vai ser diferente para a sua empresa se ela estiver disparando muitos e-mails seguidos para uma mesma base. As pessoas acabam por se cansar de receber contato com muita frequência e esse é um dos motivos pelos quais acabam perdendo total interesse no que você está oferecendo.
    Insistência só leva a perda de leads, portanto, tome cuidado com o que você faz.
  • Prometer uma coisa e entregar outra: Você não gostaria de se inscrever em uma página para receber um cupom de desconto e no lugar dele receber um e-book, não é mesmo?
    Então… o seu cliente também não!
    Por isso, a transparência e o cumprimento das promessas é um dos fatores que fazem com que o relacionamento entre empresa e pessoas se estreitem bem.
    Sempre cumpra o que a sua empresa está prometendo e tudo vai dar certo. Não tente enrolar ou enganar seu cliente também, ele é esperto e sabe quando está sendo feito de bobo.

Principais elementos que tornam o seu e-mail um e-mail marketing de sucesso

Existem alguns pontos que podem tornar o seu e-mail, o seu contato, algo prazeroso de ser lido e que, consequentemente, trazem certa eficácia em seu objetivo.

Os principais pontos são:

  • Assunto do e-mail: Essa é a primeira impressão que o usuário terá de você, portanto, seja persuasivo, tente atiçar a curiosidade do usuário e chamar sua atenção para abrir o e-mail e ver do que se trata.
    Você pode utilizar emojis para isso também.
  • A mensagem: Apesar de você ter liberdade de escrever o quanto quiser, o ideal é que você não traga textos muito longos, pois pode cansar o usuário e fazer com que ele se desinteresse do conteúdo.
    Traga também menos formalidade para a sua comunicação, trabalhando assim, a empatia com o usuário. Sempre o chame pelo nome, seja confiante e amigável. Lembre-se de comunicar o que você quer com esse contato de forma clara.
  • Utilize Call to Actions (CTA): Call to Action nada mais são do que uma chamada para ação. É dessa forma que você conseguirá uma reação da pessoa que receberá seu contato. Portanto, tenha seus objetivos bem definidos. Você também pode fazer essas chamadas de ação na forma de botões, links, imagens e afins.
  • Opção de descadastro: Assim como o usuário precisa te autorizar a entrar em contato com ele por e-mail, ele também precisa ter a opção de descadastro, o que passa maior confiabilidade a ele.
    Dessa forma, você também evita reclamações. Mantenha essa função sempre ativa nos seus contatos por e-mail.

Como você pode fazer a captação de contatos para e-mail marketing?

Existem algumas técnicas que a sua empresa pode estar aderindo para conseguir uma base de contatos grande.

Você pode utilizar iscas digitais como oferecer e-books gratuitos, colocar pop-ups no seu site (o que é bem comum também), através de anúncios nas redes sociais, dentre outras opções.

Essas são as mais comuns, tenho certeza que algumas você já viu e até mesmo se inscreveu, além de serem formas de captação de leads que realmente funcionam desde que se tenham métricas e estratégias por trás.

E sua empresa? Já trabalha com estratégias de e-mail marketing?

Caso queira utilizar ferramentas de e-mail marketing de forma profissional, clique na imagem abaixo e agende uma avaliação com um especialista, iremos capturar seu e-mail e você se tornará o nosso lead. 😏

chamado-para-diagnóstico-gratuido-de-agência-de-marketing-digital
Share: