Aqui na Átomo Online, nós reforçamos muito a ideia de que o digital não é o futuro, mas nosso presente. Por isso contratar uma agência de marketing digital é necessário para todas as empresas que pretendem dar visibilidade ao seu negócio.

Ainda assim, para alguns proprietários de empresas não é muito claro qual é o trabalho desenvolvido por uma agência. E nem de que maneira o digital pode ser um bom meio de divulgação de sua marca, seus produtos ou serviços.

Neste post, nós vamos explicar o que é uma agência de marketing digital e quando você deveria contratar uma. Continue lendo para saber mais!

O que é uma agência de marketing digital?

De forma até um pouco óbvia, a agência de marketing digital vai cuidar do seu negócio no meio digital. Na prática, não é uma estrutura muito diferente das agências de publicidade, inclusive na maneira como são setorizados os trabalhos.

A grande diferença é que agências especializadas em marketing digital vão ter departamentos que as de publicidade tradicional não têm, como SEO, social media, conteúdo, performance e outros. E por quê? Bom, você talvez já saiba a resposta…

A ideia é parecida. Ora, uma agência de marketing vai cuidar da divulgação do seu negócio e criar oportunidades de vendas, seja ela digital ou tradicional. Mas o meio digital traz ferramentas de que o marketing tradicional não dispõe e, por isso, a agência tem outras necessidades.

Pessoas trabalhando em agência de marketing digital

Então o que faz uma agência de marketing digital?

Você já entendeu que o maior objetivo do marketing digital é o mesmo que o do marketing tradicional. Ou seja: estabelecer uma comunicação com o cliente, tanto para fixar sua marca no mercado quanto para aumentar as vendas.

Virtualmente, porém, isso acontece de maneira um pouco diferente. Isso porque é possível, por exemplo, mensurar os resultados das campanhas desenvolvidas. Só para ilustrar, pense num outdoor. As pessoas passam por ele na rua e veem o produto divulgado ali, mas é impossível saber quantas realmente adquiriram o produto porque viram o outdoor.

No marketing digital, por sua vez, existem meios de ter essa informação. Assim, a agência de marketing digital atua não só definindo as estratégias de divulgação, mas também analisa os resultados das campanhas feitas.

Leia também: Descubra como vender mais através do marketing digital

Veja, a seguir, alguns dos serviços oferecidos:

Rebranding

Sim, uma agência de marketing digital pode ajudar você a reposicionar sua marca e mudar a percepção dela no mercado digital. É claro que, dependendo da situação, esse reposicionamento acontece também offline, mas a agência pode te ajudar de qualquer forma.

Como tudo no marketing, o rebranding precisa ser feito com consciência e estratégia. Afinal, a intenção é conectar a marca com um novo público sem descaracterizá-la, e não mudar aleatoriamente os padrões dela.

Planejamento estratégico

A agência não vai prestar um serviço exclusivamente operacional para a sua empresa. Pelo contrário, é parte do trabalho desenvolver estratégias para que o marketing realmente surta o efeito esperado.

Ou seja: você não contrata a agência para que ela somente poste anúncios no facebook ou crie publicações para o seu feed de Instagram. De fato, talvez fique definido que postar conteúdo no Instagram nem ao menos faz sentido para a sua empresa.

E isso também inclui…

Estudo de mercado

Afinal, para definir estratégias para a sua marca no mercado digital, é imprescindível analisar suas forças e fraquezas e como a concorrência se posiciona.

Portanto, a agência de marketing digital faz um estudo minucioso do mercado em que sua empresa está inserida. A partir disso, se define a melhor maneira de trabalhar com o seu produto ou serviço no digital. 

Produção de conteúdo

Se a produção de conteúdo fizer sentido – para qualquer rede social, seja Facebook, Instagram, LinkedIn, blogpost… –, a agência de marketing digital também se responsabiliza por ele.

Normalmente, as agências têm um departamento de conteúdo com redatores e designers especializados em criar esse tipo de material, principalmente se elas contam com um departamento de conteúdo.

Outro profissional de que muitas agências dispõem para o planejamento de conteúdo é o social media. Ele é que faz a gestão das redes sociais dos clientes. E, além disso, sugere e executa ações estratégicas que visam a melhorar o desempenho das ações de marketing nas redes.

Pessoa vendo redes sociais com muitos likes: resultado que pode ser obtido com uma agência de marketing digital

Gestão de tráfego pago

Se você considera contratar uma equipe para gerenciar o marketing do seu negócio, provavelmente já ouviu falar em tráfego pago. Aliás, é bem provável que a gestão de tráfego pago seja tudo o que você conhece do trabalho das agências de marketing.

E normalmente a publicação de anúncios é mesmo uma das maneiras mais efetivas de conseguir leads para a sua equipe de vendas converter em clientes. Afinal, o anúncio pago tende a alcançar mais pessoas.

Desenvolver uma estratégia, entretanto, é muito mais do que impulsionar publicações das redes sociais e “ver no que dá”. A gestão de tráfego pago vai definir objetivos das campanhas, segmentar público-alvo, administrar a verba direcionada aos anúncios e monitorar as campanhas abertas.

Se uma campanha tem resultados ruins, o gestor de tráfego vai alterar a estratégia e colocar as melhorias em prática. Por fim, agências de marketing oferecem um relatório com os resultados para os clientes ficarem por dentro das campanhas.

Desenvolvimento de sites

Com a ascensão das redes sociais, os sites parecem estar em desuso, mas eles ainda são fundamentais para diversos segmentos de negócios. Além disso, as landing pages, páginas de vendas, hotsites e outros formatos são ótimas ferramentas para se obter leads qualificados. Sempre com a estratégia certa, é claro.

E também não podemos nos esquecer dos blogposts, como este aqui. Para a maioria das empresas, é interessantíssimo construir uma autoridade no mercado e os blogposts são essenciais para isso. E todo blog precisa, naturalmente, de um domínio para ser vinculado, concorda?

Aqui incluímos também o desenvolvimento de softwares, aplicativos para mobile e outros programas. Por isso, muitas agências de marketing digital têm desenvolvedores em sua equipe. Se elas não têm, são grandes facilitadoras para a sua empresa entrar em contato com um bom profissional.

E não podemos falar em sites sem falar em…

Estratégias de SEO

Além de conteúdo relevante, um site e um blog precisam ser otimizados. Isso significa criar estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que, em português, significa otimização para mecanismos de buscas. Em outras palavras, é otimizar seu site para que ele fique bem ranqueado nesses mecanismos.

Assim, seu site aparece entre os primeiros resultados do Google e dá muito mais credibilidade à sua empresa.

Automação de marketing

Não seria maravilhoso ter uma estratégia online definida para a sua empresa e não precisar se preocupar com as rotinas de tarefas organizacionais? É basicamente o que a automação de marketing faz.

E muitas agências de marketing digital oferecem esse tipo de serviço. A Átomo Online, por exemplo, é parceira da RD Station, você sabia?

Quando contratar uma agência de marketing digital?

Muitas empresas, principalmente as de pequeno porte, nem sempre têm uma equipe de marketing que dê conta das suas próprias demandas. Na verdade, mesmo as de médio e grande porte às vezes têm equipes bem enxutas. Elas atacam principalmente os pilares do marketing tradicional, sem muita experiência com o digital e suas particularidades.

Por isso, vale a pena considerar a terceirização do trabalho de marketing. Como já explicamos até aqui, não se trata somente de criar ações que vão dar visibilidade à sua marca ou produto. Trata-se, também, de definir estratégias para alcançar os potenciais consumidores nos lugares em que eles realmente estão. 

Assim, sua empresa tem muito mais chances de conseguir aquilo que chamamos de leads qualificados. Em outras palavras, leads que têm intenção de comprar.

Se você já entendeu que uma agência de marketing vai fazer muito mais do que posts bonitos nas suas redes sociais, então você já sabe quando e por que contratar uma. Mas se ainda está em dúvida, nós ajudamos.

Por que, exatamente, uma agência de marketing facilita o seu negócio

A primeira razão pela qual você deveria considerar a contração de uma agência é ter um grupo de profissionais especializados cuidando da sua estratégia digital. Não importa o tamanho da agência, ela vai ter pessoal qualificado nas diversas áreas do marketing.

Então, se você nunca ouviu falar em SEO, automação, mídias pagas, inbound marketing e outros termos, você pode contar com uma equipe que entende de tudo isso.

A segunda razão, relacionada com a primeira, é a economia. Sua empresa não precisa pagar por treinamentos e ferramentas para o marketing, já que a agência tem tudo isso à disposição dos clientes.

Outro excelente motivo é que, sem precisar se preocupar com as estratégias de marketing, você pode cuidar do que realmente importa: o core business do seu negócio. A verdade é que, por menor que seja a ação, o marketing digital tem uma rotina de ações recorrentes e elas tomam tempo – ainda mais sem ferramentas de automação. Esse tempo poderia ser usado para outras atividades, realmente relacionadas com a proposta da empresa, não é?

E como escolher uma agência de marketing digital?

É claro que, se decidir contratar uma agência, você precisa ponderar sobre qual vai escolher. Não leve só o preço do serviço em consideração. Lembre-se que a agência vai cuidar do “rosto” da sua empresa na internet. Portanto, alguns erros podem enterrar seu negócio em vez de o alavancar.

Mas isso também não quer dizer que você só deve dar atenção para as agências grandes, que já têm nome no mercado digital. Pelo contrário, se sua empresa for pequena e você não puder investir muito, pode ser que ela fique “esquecida” em meio a clientes com tickets maiores.

Leia mais: Como escolher uma agência de marketing digital em Piracicaba

Então, sempre verifique a reputação da empresa e procure trabalhos realizados para clientes antigos. Assim, você tem uma boa noção de como ela vai te atender. O que também é importante considerar são as especialidades da agência. Se sua empresa precisa de produção de conteúdo e a agência é especializada em SEO, não vai ser de grande ajuda.

É claro: às vezes, você só vai saber do que precisa com uma consultoria. O bom é que a Átomo Online oferece esse serviço e pode ser a agência de marketing digital da sua empresa! Clique no banner abaixo e agende.

Share:

Redatora da Átomo Online, é formada em Letras e divide a paixão por textos – todos eles! – com a por gatos, patins e tatuagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.